VERIFIQUE ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE PREPARO DE EXAMES MAIS BÁSICOS OU CLIQUE NO BOTÃO PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE.
O hemograma corresponde a um conjunto de testes laboratoriais que estabelece os aspectos quantitativos e qualitativos dos eritrócitos, leucócitos e das plaquetas. O hemograma auxilia na elucidação do estado geral da saúde como, por exemplo, casos de anemias, inflamações, infecções, hematomas, hemorragias, leucemias, síndromes (doenças hereditárias) bem como, acompanhamento em tratamentos. Jejum aconselhável de 4 horas.
O colesterol é sintetizado de modo permanente em todo o organismo e é um componente essencial das membranas das células e lipoproteínas, além de ser um precursor para a síntese de hormônios esteróides e ácidos biliares. É o principal lipídeo associado à doença vascular aterosclerótica. Jejum de 12 horas.
A deficiência ou ausência da enzima lactase causa a chamada intolerância à lactose, caracterizada pela incapacidade de digerir a lactose. A intolerância à lactose é caracterizada por náuseas, dores abdominais, desconforto, gases, diarreia ácida e abundante. Jejum obrigatório de 8 horas.
A medição da glicose no sangue é utilizada como ensaio de rastreio da diabetes mellitus, quando existe suspeita de hiperglicemia; monitorização de terapia na diabetes mellitus; avaliação do metabolismo dos carboidratos, por exemplo, na diabetes durante a gestação; hepatite aguda; pancreatite aguda e doença de Addison. Jejum obrigatório de 8 horas.
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel produzido na pele através da ação da luz solar ou obtido a partir de fontes alimentares. Uma deficiência crônica grave de vitamina D em lactantes e crianças provoca a deformação dos ossos, habitualmente denominada raquitismo, nos adultos, pode provocar fraqueza muscular proximal, dores ósseas e osteomalacia. Uma deficiência de vitamina D menos grave pode provocar hiperparatireoidismo secundário, aumento do metabolismo ósseo e perda óssea progressiva, aumentando o risco de osteoporose. Jejum aconselhável de 4 horas.
O coronavírus 2019 (2019-nCoV) é um novo vírus que causa doenças respiratórias altamente contagiosa de natureza viral grave em humanos e pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva, espirros, tosse, seguido de contato com a boca, nariz e olhos, ou objetos e superfícies contaminados. Jejum aconselhável de 4 horas em amostras de sangue. Evitar o uso de sprays nasais, ou outros medicamentos de uso local no dia da coleta do material de nasofaringe.
O TSH liberado a partir da glândula pituitária anterior, é o principal regulador da função da tireoide, estimulando a síntese e a libertação de hormônios da tiroide tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). T3 e T4 regulam os processos bioquímicos que são essenciais para um metabolismo normal. Jejum aconselhável de 4 horas.
A pesquisa de fungo é realizada afim de detectar de forma rápida a presença de fungos filamentosos e leveduriformes, em amostras diversas, permitindo o tratamento apropriado.
O espermograma é um exame que traz informações sobre a quantidade, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides presentes em uma amostra seminal. Para realização do exame, o paciente deve ficar de 2 a 7 dias em abstinência ejaculatória e colher a amostra em um frasco adequado por meio de automasturbação nas dependências do laboratório.
Amostras de urina podem ser submetidas à cultura quando existe suspeita de infecção do trato urinário (ITU) ou para o controle de tratamento em pacientes assintomáticos com maior risco de infecção.
Urina Jato intermediário (médio):
Higienizar os genitais externos com água e sabão; retirar o excesso de sabão; desprezar o primeiro jato de urina e colher, em frasco estéril fornecido pelo laboratório, a porção intermediária. De preferência colher a primeira urina da manhã ou urina com no mínimo 2 horas de retenção na bexiga. Enviá-la imediatamente ao laboratório.
Urina de paciente com sonda:
Coletar a urina após desinfecção da cânula com álcool 70%. Com o auxílio de uma seringa e agulha estéreis, puncionar a cânula e retirar 10mL de urina. Transferir para um frasco estéril, fornecido pelo laboratório, e enviá-la imediatamente ao laboratório.
Urina saco coletor pediátrico:
Após higienização, colocar o coletor. Este deve ser trocado a cada 40 minutos, até que a criança urine. Colher preferencialmente no laboratório.
O exame de urina rotina é muito importante para avaliações da função renal e afecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia do tratamento.
Urina Jato intermediário (médio) - Primeira urina da manhã:
Higienizar os genitais externos com água e sabão; retirar o excesso de sabão; desprezar o primeiro jato de urina e colher, em frasco estéril fornecido pelo laboratório, a porção intermediária. Enviá-la imediatamente ao laboratório.
Urina saco coletor pediátrico:
Após higienização, colocar o coletor. Este deve ser trocado a cada 40 minutos, até que a criança urine. Colher preferencialmente no laboratório.
A análise microbiológica da água tem como objetivo fornecer informações a respeito de sua potabilidade. Durante a análise microbiológica da água, serão avaliados se existe o risco da ingestão de microrganismos responsáveis por doenças que são provenientes da contaminação pelas fezes humanas ou de animais.